sexta-feira, 28 de junho de 2013

Desobediência Civil

At 4:19 "Respondendo, porém, Pedro e João, lhes disseram: Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus;"



Diante desta onda de protestos um pergunta surge na cabeça dos cristãos mais devotos: Como devo me portar? Participo dos protestos? Fico orando em casa? Defendo o governo, uma vez que seu mandato vem de Deus? O ensino sobre a obediência civil necessita de uma ponderação à luz das escrituras.




É certo desobedecer algum tipo de governo ou polícia? Para Pedro e João a resposta é sim, desde que as autoridades humanas se coloquem em oposição à vontade de Deus. De maneira mais simples, em meu trabalho devo obediência ao meu superior hierárquico direto, a menos que o gerente geral da agência tenha ordens diferentes. Uma autoridade, excetuando-se Deus, tem uma mandato temporário e limitado, por isso não é bíblica uma obediência cega que ignore os níveis de respeito que devemos ter. A cadeia de autoridade tem como objetivo disciplinar e facilitar o trabalho de todos, no entanto não é algo engessado que não precise passar por reflexão.




Quando Gandhi marchava contra os ingleses estava em rebeldia? Martin Luther King contra o racismo era insubmisso  Dois exemplos da história pode receber interpretações distintas por parte dos cristãos, no entanto exemplos bíblicos tem o poder de nos colocar no caminho interpretativo correto. Jeremias era insubmisso por se opor ao rei? Elias ao confrontar Acabe e Jezabel? Paulo por se opor a Pedro? Ou ainda Paulo ao exigir que o libertassem publicamente por ser Romano? Ou Pedro por fugir da cadeia? Todos foram exemplos de desobediência civil por vontade de Deus.




A chave esta em quem é a autoridade máxima. Deus nos chama para vivermos pacificamente, no entanto nos conclama a não tomarmos a forma do mundo. Somos obrigados por nossa aliança divina a desobedecer tudo o que se coloque em oposição aos caminhos de Deus. Infelizmente  preferimos hoje gastar um tempo muito grande para fazer com que as leis se adequem a agenda evangélica. Podemos simplesmente dizer não e arcarmos com as consequências como os apóstolos de antigamente, ou os mártires e muitos outros que ousavam desobedecer.




Um cristão jamais deve praticar vandalismo, jamais deve roubar, jamais deve fazer nada que fira as diretrizes de Deus para a vida do ser humano, mas tem o dever de se opor quando a injustiça toma conta do País. Precisamos de uma igreja que tem fome e sede de justiça como esses homens e mulheres que tem saído às ruas para protestar. Aos que tem sede temos a promessa de saciedade. Vamos acordar ou continuar a encontrar desculpas piedosas para o nosso sono? Sairemos às ruas com a mensagem do evangelho ou ficaremos isolados entre nossas quatro paredes dominicais?




É hora de levantar como igreja gloriosa do Senhor, marchando como um exército poderoso que não se satisfaz até que o Reino de Deus seja implantado na terra. Eu vou! E Você?




Nenhum comentário:

Postar um comentário