terça-feira, 17 de setembro de 2013

Faça uma dieta pra Deus

"Seria este o jejum que eu escolheria, que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a sua cabeça como o junco, e estenda debaixo de si saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aprazível ao Senhor?"


O Jejum, apesar de ter diminuído em frequência  é uma prática bastante comum em nossas igrejas. Normalmente é praticado abstendo-se de uma ou duas refeições. Não questiono a validade da disciplina pessoal, no entanto temo que muitos realmente jejuam sem ter ideia do que estão fazendo.

Antes de mais nada permita que exponha um pouco  do que penso a respeito do jejum. 1. Não comer não torna ninguém mais santo do que outros. 2. Jejum é um disciplina espiritual, fortemente ligada ao domínio próprio. 3. Tem como característica a negação da carne, portanto torna-se simbolo de nosso desapego ao ego. Visto dessa forma o Jejum é de muita utilidade, porém não tem sido praticado dessa maneira. Alguém acredita que está agradando a Deus ao ficar um dia inteiro sem comer, para em uma refeição comer muito mais do que em um dia inteiro?

Precisamos ser inteligentes em nossa vida espiritual. O que você julga que Deus prefere: um dia sem comer ou a escolha voluntária por ingerir a metade dos alimentos que normalmente consumiríamos por 40 dias ou mais? A gula é considerada pecado na Bíblia, assim como qualquer coisa que nos prenda ou nos domine. Se somos escravos da comida, não estamos servindo a Deus.



Não me entenda mal, gosto de comer, não vejo problema nenhum em comer bem, contudo precisamos controlar nossa alimentação, e não sermos controlados por ela. Quando você escolhe comer menos, isso certamente irá refletir no seu peso, então será que existe melhor regime do que exercitar o domínio próprio? 

As vezes nós complicamos demais a vida cristã. estabelecemos metas inatingíveis. Somos como os fariseus descritos por Paulo como "zelosos, mas sem entendimento". Peça a Deus nesse momento que ajude você a desenvolver o auto-controle, pois é através dele que você dirá não parra seu ego todos os dias. "Posso todas as coisas, mas não serei dominado por nenhuma". Então, faça uma dieta pra Deus e veja o poder espiritual que ele derramará na sua vida.

Em Cristo
Silvio Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário