terça-feira, 16 de outubro de 2012

Aos Cansados

Mt 11:28 "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei."

Muito esforço têm sido feito em definir o que seria a religião cristã. Muitos lideres ao serem questionados sobre o que é necessário para ser um seguidor de Jesus, logo se põe a elencar os mandamentos que julgam mais importantes. Fazem listas e descrevem em pormenores o que é ser cristão, incluindo que roupa deve usar e que estilo musical gostar.

O cristianismo bíblico está muito longe de uma lista de regras a serem cumpridas. Jesus promete alívio, não opressão. Promete uma vida que flui do interior e não um conjunto externo de regras para tornar o homem parte de qualquer igreja. Não adianta cumprir o mandamento de não matar e mentir. Não adianta não cometer homossexualismo e ser avarento. Não adianta dar dízimo e esquecer de dar a mão ao próximo ou honrar pai e mãe. De fato, se fossemos definir o cristianismo por meramente cumprir os mandamentos contidos na Bíblia o céu permaneceria vazio. Paulo é claro ao definir que é impossível cumprir toda a lei e que pela lei ninguém será salvo. Não que a lei seja errada, mas o problema reside no ser humano que se encontra impossibilitado de cumprir suas exigências.

Jesus, questionado por um mestre da lei, afirma que a salvação depende de um novo nascimento. A vida cristã é fruto de um ato sobrenatural de Deus que grava as leis em nosso coração. Se alguém perguntasse pra você agora o que é necessário para ser salvo o que você responderia? Basta crer em Jesus, mas se você cometer tais e tais pecados não pode ser salvo. Nossa resposta muitas vezes confunde salvação com maturidade. Evidências com motivos para sermos salvos. Vida cristã é fruto do relacionamento com Jesus e não o modo pelo qual nos achegamos a ele.

Jesus promete alívio aos cansados. Àqueles que lutam dia após dia contra seus pecados a fim de se achegarem a Deus e descobrem que são incapazes de realizar esta missão. Aos frustrados, com sentimento de indignidade, que querem servir a Deus, mas sentem-se impuros e distantes dele. Jesus chama para perto e nos faz entender que a graça dele basta, que as águas que fluem do trono são suficientes para fazer passar a sede e limpar aquele que ama a Deus. Seremos transformados de glória em glória depois de sermos acolhidos por aquele que nos ama infinitamente.

Vamos a Jesus. Nele reside a verdadeira salvação, Ele põe um fim na nossa busca vazia e nos capacita a verdadeiramente viver em novidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário