domingo, 28 de outubro de 2012

Misericórdia quero

Mt 5:7 "Bem aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia."

Existem na Bíblia 134 menções diretas da palavra misericórdia. Somente em salmos encontramos 20 citações. O texto de Oséias 6:6 (misericórdia quero, não sacrifício) é citado diretamente por Jesus duas vezes. Pode-se concluir que é um assunto bem importante no contexto das escrituras. No entanto, para nós que temos familiaridade com a Bíblia e com suas leis, é muito fácil esquecer desse importante ensinamento.

Ao contrário do que muitos pensam, Jesus não criticou o conhecimento dos Fariseus. Ele era, contudo, um crítico ferrenho de suas atitudes, entre elas a falta de misericórdia. Jesus chega a dizer que um Escriba instruído nas coisas concernentes ao Reino, poderia tirar de seu baú coisas novas e velhas. E num forte discurso declarou que os ensinamentos dos fariseus deveriam ser praticados  mas que suas atitudes não poderiam ser copiadas. Jesus queria que a misericórdia fosse parte do dia a dia da comunidade de Israel.

Em uma passagem, na qual Jesus está indo em direção a Jerusalém, ele é impedido de entrar e permanecer em Samaria. Seus discípulos logo lembraram de Elias para pedir fogo consumidor do céu. Jesus repreende seus discípulos severamente, mostrando que seu objetivo era a salvação dos homens e não sua condenação.  O evangelho avança quando os crentes estão transbordando de misericórdia e perece quando os corações estão cheios de hipocrisia e julgamento.

Em Lucas 6:37-39, Jesus nos mostra que o nosso julgamento será de acordo com o modo como julgamos os outros. Ele nos encoraja a perdoar e a dar generosamente. Ele busca homens segundo o seu coração misericordioso, cheio de graça. Ele declara bem-aventurados aqueles que realmente encontram em si a misericórdia. Esses serão realmente grandes no Reino, pois somente encontra a misericórdia divina aquele que aprende a ser misericordioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário