quarta-feira, 14 de agosto de 2013

O Deus que ajuda

"Ai dos que descem ao Egito em busca de ajuda, que contam com cavalos. Eles confiam na multidão dos seus carros e na grande força dos seus cavaleiros, mas não olham para o Santo de Israel, nem buscam a ajuda que vem do Senhor!" Is 31:1



O livro de Isaías tem momentos belíssimos nos quais Deus se dirige a seu povo como pai amoroso, disciplinando seu filho amado. É possível ver perplexidade em Deus, quando seu povo toma rumos e caminhos que o levarão à ruína. Nessa época conturbada em Israel, muitos desciam ao Egito em busca de segurança, abrindo mão de sua aliança com Deus.



Confiar em Deus é complicado. Não vemos o autor de nossa salvação, nosso defensor. A fé é a certeza do que não vemos e muitas vezes Deus realmente parece distante. Um escuridão toma conta de nossas almas, minando nossa esperança no socorro do Senhor. Descer ao Egito é símbolo de colocar nossas confiança em outro lugar que não Deus.


Muitos criticam aqueles que buscam Deus na necessidade. Consideram cristãos de segunda classe. O fato é que somos todos necessitados perante Deus. "Todos pecaram e carecem (tem necessidade) da glória de Deus". Todos somos incapazes de oferecer qualquer coisa a Deus. "Se eu tivesse fome, não to diria pois meu é o mundo e a sua plenitude." Sl 50:12. Acreditar que Deus precisa de nós é uma das mais sutis formas de arrogância espiritual que tanto desagradam a Deus.

Ao olhar a Bíblia, percebemos que o agradar a Deus está sempre baseado em confiar no seu cuidado e proteção. Israel não teve dificuldades em construir o tabernáculo, mas sem Moisés caiu na idolatria por não crer no cuidado de Deus. Não se engane, as obras cristãs são consequência de um relacionamento de amor e confiança com o nosso Deus. Não são a causa de nossa aceitação, pois assim a salvação seria por obras.

Aquele que busca ajuda em Deus será o primeiro a agradecer quando a resposta vier. Deus será louvado por seus próprios atos. Se alguém esquecer de dar crédito a Deus, não cabe a nós julgar. A nós cabe a missão de anunciar um Deus digno de toda nossa confiança e sempre disposto a nos ajudar.

Em Cristo

Silvio Barbosa




Nenhum comentário:

Postar um comentário