quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Poder Político

At 1:6 "Então os que estavam reunidos lhe perguntaram: 'Senhor, é neste tempo que vais restaurar o o reino a Israel.'"


Jesus batalhou bastante com a incompreensão sobre sua missão na terra. Os judeus haviam postulado uma grande variedade de teorias sobre o propósito da vinda do Messias a terra. Eles esperavam alguém da linhagem de Davi, apto a liderar a nação para a reconquista do território perdido para nações mais poderosas militarmente. Criam que Deus daria ao seu ungindo o poder de vencer os inimigos da nação, trazendo novamente a glória que Salomão desfrutou em seu reinado. Esperavam um libertador político, por isso não foram capazes de aceitar a mensagem de Jesus. Jesus mesmo os criticou por buscarem "glória humana". o objetivo dos líderes da nação era serem respeitados pelos reinos da terra novamente. Os primeiros discípulos de Jesus ainda estão impregnados por esta noção política do reino, não sendo capazes de compreender na totalidade os ensinos de Jesus.

Jesus rompe com a noção política ao ressaltar que não cabe aos seus discípulos saber tempo e estações, mas por outro lado receberiam poder para serem testemunhas de Jesus no mundo todo (At 1:7,8). em Lc 17:21 ele pontua que o Reino não viria de forma visível, mas estaria no meio deles. Na sua crucificação, ao ser questionado por Pilatos, tem plena consciência que se seu reino fosse desse mundo, o pai enviaria uma série de anjos para libertá-lo e trazer vitória. No entanto, o reino espiritual proposto por ele  é muito mais abrangente, trazendo redenção através de seu sacrifício  libertando o homem do poder de satanás, mesmo que permaneça sujeito a Roma. Jesus veio para trazer libertação espiritual, fazendo do escravo um homem livre, mesmo enquanto pudesse permanecer como escravo. Deus é o libertador e o recompensador de todos os homens que a ele se achegam.

Contudo, é muito fácil esquecermos essa verdade e sermos seduzidos pelo poder humano. Acabamos de passar por um período eleitoral, no qual vimos o apoio de muitas igrejas a determinados candidatos e em alguns casos até indicando candidatos próprios para estes cargos eletivos. O pensamento que por trás desses apoios é que se tivermos membros piedosos no congresso, leis mais santas serão aprovadas, leis ímpias serão rejeitadas e o pais será ppor causa disso mais piedoso. Não critico o envolvimento político dos crentes, nem o desejo legítimo de eleger bons políticos, no entanto a política jamais será capaz de trazer a justiça que somente Deus pode criar. Não adianta criar leis contra o homossexualismo, enquanto esta conduta estiver nos corações dos homens. Não adianta criar leis contra o divórcio, contra o aborto, quando lares continuarão a ser destruídos todos os dias e bebes indefesos serão assassinados sem poder de reação.

A metanoia, mudança de mente, arrependimento é algo que vem de dentro pra fora através da confiança em Jesus e da ação do Espírito Santo. Paulo pontuou que pela lei ninguém será salvo, seja pelas do Antigo Testamento, seja pelas da constituição brasileira. A igreja precisa voltar suas forças para o testemunho daquele que é poderoso para salvar, pois o céu não é habitado  por cumpridores das leis, mas por homens e mulheres redimidos pelo sacrifício de Jesus. Chega eleição, passa eleição e esperamos um messias que resolva os problemas do nosso país, acreditamos até descobrir que os candidatos a messias são tão falhos e incapazes como todos os outros que o antecederam. É fácil criticar os fariseus, no entanto fazemos o mesmo que eles: esperamos um messias que já veio e que é capaz de transformar uma sociedade de dentro pra fora, capaz de trazer alegria, satisfação e, por que não, justiça social.

Um legítimo cidadão do Reino será com certeza um bom cidadão, no entanto um bom cidadão não necessariamente um cidadão do Reino. precisamos colocar nossas forças naquilo que é eterno, invisível  pois tudo aqui na terra passará. Precisamos tomar posse do poder que temos, testemunhando, a fim de que as pessoas realmente sejam transformadas. Nós somos os eleitos de Deus para esta missão e ele espera de nós apenas fidelidade. Sejamos os agentes da revolução de Jesus, mudando a sociedade pelo amor e pelo poder do Espírito Santo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário