terça-feira, 6 de novembro de 2012

Cantai ao Senhor um cântico novo!

Salmo 96:1 "Cantai ao Senhor um cântico novo, cantai ao senhor toda terra."

 O povo de Israel têm, desde muito cedo, o hábito de cantar músicas em honra a Deus. Após a passagem pelo mar vermelho, podemos observar uma grande cantoria em homenagem ao Deus que deu uma grande vitória ao seu povo. Centenas e milhares de músicas podem ter sido cantadas ao longo da história de Israel, mas no Salmo 96 o salmista nos encoraja a cantar um cântico novo... o que isso significa?

Inicialmente poderiamos acreditar que existiria uma critica aos cânticos antigos, no entanto não parece ser esta a intenção do autor. Na história de Israel havia um acervo riquissimo de músicas compostas nos mais marcantes momentos de sua história. Alguns deles estão eternizados nas páginas da Bíblia e nos trarão ensinamentos profundos por muito e muito tempo. No entanto, Deus continua encorajando seu povo a não permanecer somente no passado para avançar para aquilo que está adiante.

Não podemos idolatrar métodos antigos que hoje não trazem mais resultados. Cantar um cântico novo significa se abrir para aquilo que nunca foi feito e abandonar o mundo confortável que vivemos. Cantar um cântico novo significa sair de Jerusalém e pregar na Samaria. Significa pregar aos gentios. Significa ir até Roma e confrontar o imperador. Significa ir até Cornélio por uma visão. Cantar um cântico novo significa abrir-se a métodos modernos para levar a todos a mensagem eterna do evangelho.

Clemente de Roma, no século II, afirmava que os cristãos eram fiéis aos ensinamentos de Cristo, mas adaptáveis à cultura e aos costumes de sua época. Precisamos apreender a discernir o que é eterno, daquilo que é temporal. Precisamos entender que os métodos mudam, mas a mensagem permanece a mesma. Novos ritmos, novos instrumentos, novas melodias, novas letras, novo vocabulário. Tudo isso contribui para a Glória de Deus. Honramos o passado, mas sempre atentos ao que Deus vai fazer logo ali na frente.

Se eu puder deixar apenas um conselho: não se apegue tanto às formas que Deus abençoou para não perder aquilo que Deus ainda vai abençoar. Lembre-se que as fórmulas mudam, mas Jesus permanece o mesmo ontem, hoje e sempre, tendo prazer em nos tirar da zona de conforto em direção aquilo que ele de antemão preparou para nós.



Nenhum comentário:

Postar um comentário