1 Reis 12:9-10 "E disse-lhes: Que aconselhais vós que respondamos a este povo, que me falou, dizendo: Alivia o jugo que teu pai nos impôs? E os jovens que haviam crescido com ele lhe falaram: Assim dirás a este povo que te falou: Teu pai fez pesadíssimo o nosso jugo, mas tu o alivia de sobre nós; assim lhe falarás: Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai..."
Roboão havia sido coroado rei no lugar de seu pai Salomão, e logo nos primeiros momentos recebe uma comitiva em busca de uma redução na carga pesada de impostos que o povo pagava. Observando o contexto, é claro que este momento foi usado por Deus como consequência da desobediência de Salomão, ao qual Deus informou que dividiria o reino. No entanto, para este fim, Deus usa a falta de sabedoria de Roboão.
O jovem rei convoca os conselheiros de seu pai e pergunta o que deveria fazer, estes sabiamente aconselham a ceder a fim de ganhar a confiança e o carinho do povo, porém ele não fica satisfeito com a resposta e convoca seu amigos para opinarem sobre tão importante questão. Estes o aconselham a piorar o jugo de maneira arrogante. Roboão prefere dar ouvidos a voz da soberba e a consequência é realmente a divisão do reino. Dar ouvidos aos bons conselhos é importantíssimo para o sucesso em nossas vidas.
Não cabe aqui dizer que somente os mais velhos são capazes de dar bons conselhos, no entanto a experiência é uma grande aliada na hora sugerir um caminho ou um curso de ação. Devemos ser humildes o suficiente para perceber que outras pessoas trilharam caminhos antes de nós e estão aptos a nos dar importantes recursos para a tomada de decisão. Não somos capazes de entender todas as consequências de nossos atos, no entanto um amigo sábio é capaz de nos mostrar caminhos muitas vezes ocultos ao nosso entendimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário