quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

O Deus que interfere


Jó 40:8-12 “Porventura também tornarás tu vão o meu juízo, ou tu me condenarás, para te justificares? Ou tens braço como Deus, ou podes trovejar com voz como ele o faz? Orna-te, pois, de excelência e alteza; e veste-te de majestade e de glória. Derrama os furores da tua ira, e atenta para todo o soberbo, e abate-o. Olha para todo o soberbo, e humilha-o, e atropela os ímpios no seu lugar.”


Existe um pensamento muito comum na teologia de hoje que Deus criou o mundo, estabeleceu regras universais e não interfere mais na realidade que produziu. Esse Deus não ajudaria seu filhos a encontrar emprego, por exemplo, por ser uma demonstração de parcialidade. A vida na terra seria uma sucessão de escolhas e os reveses e sucessos da vida não encontram em Deus nenhuma interferência. A divindade  nesse caso, é mais vista como uma influência do que como um ser pessoal capaz de interagir com sua criação.

Este pensamento não falha em sua racionalidade. Tem como pontos fortes a ênfase na responsabilidade humana e se fia em uma ideia de justiça e ética, no entanto  carece de uma fundamentação bíblica. Em todos os momentos da escritura, observamos um Deus que interfere diretamente na realidade terrena. Deus concedeu o paraíso, depois fechou o caminho. Trouxe vitalidade ao ventre de Sarah. Ajudou Jacó com os rebanhos de Labão. Tornou José líder no Egito  Resgatou seu povo com mão poderosa. Interferiu em várias batalhas de Israel.

Tudo isso pode gerar o comentário de que são simbologias extraídas do Antigo Testamento, mas Jesus realizava curas sobrenaturais, tinha poder sobre demônios, era soberano sobre os alimentos. Depois de voltar ao céu, envia o Espírito Santo, dons espirituais, fulmina Ananias e Safira, tira Pedro da prisão, livra Paulo da morte por apedrejamento, o liberta de prisões, etc. Seriam inúmeros casos mostrando a interferência de Deus nos afazeres humanos. De maneira prática Ele gosta de interferir e o faz com sabedoria, em favor daqueles que o buscam.

A mente humana é incapaz de entender os pensamentos e caminhos de Deus. Alguém que pensa que o criador é injusto por abrir portas de emprego aos seus filhos, não percebe que ele pode abrir estas portas dando maior capacidade aos seus, ou mostrando que podem ser mais responsáveis. Quem é capaz de atribuir parcialidade a Deus? Ele é bom para todos que o buscam, mas, segundo as escrituras, escolhe interferir na vida dos que se aproximam dele pela fé. Deus permite ser buscado e escolhido, para então derramar suas bençãos sem medida. Está disponível a todos, mas muitos continuarão fora dessa festa, julgando que são senhores de suas vidas, andando "sem Deus no mundo" como diria Paulo.

Não se engane! O mundo pertence a Deus que não delega suas tarefas às forças da natureza. Ele está dia a dia interferindo e controlando tudo no mundo terreno e no espiritual  A vida não acaba aqui, por isso não tente entender tudo, pois uma dose de mistério nos acompanhará até o término de nosso jornada aqui. Permita que ele seja o seu Deus e veja as maravilhas que ele preparou pra você.

Em Cristo

Silvio Barbosa

P.S.: Até o momento da publicação desse post contamos com 1063 visualizações. Muito obrigado por você que me acompanha. Espero que a jornada seja edificante pra todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário