sábado, 15 de dezembro de 2012

Tradição

Mc 7:9 "E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição."


Dos grandes adversários de Jesus, os mais notórios eram os fariseus. Este grupo  afirmava pureza em seus atos e defendia fervorosamente suas opiniões de acordo com sua interpretação da Torá. Aceitavam todos os livros do antigo testamento da Bíblia protestante, no entanto davam também bastante importância ao testemunho da tradição. Normalmente aceitavam os mandamentos contidos na Bíblia, mas sua interpretação e maneira prática de seguir os ensinamentos dependiam e muito da opinião dos antigos.



Para um observador da época, Jesus pareceria um progressista tentando mudar todas as tradições pré-estabelecidas, porém não era seu objetivo ser modernista, na verdade buscava resgatar a verdadeira adoração ao Deus de Israel com simplicidade e pureza. A devoção que começou com a paixão daqueles que viram os atos grandiosos de Deus, estava então transformada em um conjunto de regras frias que determinavam o que podia ou não ser feito. A devoção sincera dos fundadores do grupo fariseu, se tornou rigidez dogmática destituída de uma genuína adoração a Deus.


É muito fácil condenar este grupo a luz do que a Bíblia nos mostra, no entanto acho mais proveitoso fazermos uma autocrítica, na qual perceberemos que muitas de suas atitudes encontram eco nas nossas. Somos seres provenientes de algum tipo de cultura, seja ela secular ou cristã. Nossa bagagem muitas vezes determina nosso modo de pensar e até mesmo nossa interpretação das escrituras  Não pretendo revogar a dádiva do livre exame das escrituras, no entanto é necessário buscar humildade em nossas posições. Deveríamos nos perguntar se realmente nossa resposta está baseada na Bíblia ou se a estamos usando para defender nosso ponto de vista.

Todos os dias milhares de pregações são proferidas no mundo e creio que todas falhem em maior ou menor grau em entregar o evangelho puro e genuíno. Pedro apóstolo é um exemplo claro disso, quando decide esquivar-se da comunhão com os gentios após a chegada de emissários de Tiago, ou antes mesmo quando estava pronto a recusar os alimentos que em visão Deus o mandava comer. Pedro tinha ali uma série de preconceitos que precisavam ser tratados antes que ele realmente pudesse conceber um gentio salvo. Demorou bastante tempo e uma perseguição para a Igreja do primeiro século começar a evangelizar não judeus. Em suas mentes limitadas Deus esta vindo para salvar seu povo, ou seja, a nação de Israel, no entanto o povo de Deus era muito maior, englobando todos os povos e nações.

Ter idéias pré-concebidas é perfeitamente normal e saudável. É salutar ter opinião sobre as coisas que afetam nosso dia-a-dia, no entanto precisamos fugir das armadilhas que nossos pensamentos colocam diante de nós. Precisamos buscar em Deus a humildade suficiente para julgar opiniões diferentes e se necessário mudar nosso modo de pensar. Somos muito rápidos para responder, muito provavelmente porque já temos ideia formada sobre a maioria das coisas. Precisamos aprender a ouvir, como forma de sermos enriquecidos com a sabedoria alheia. Deus nos faz viver em comunidade e nos ensina na interação com a comunidade. Muitos conceitos eu já mudei por um exame cuidadoso das escrituras, outros por influência de bons autores, mas muitos foram mudados pelo dia-a-dia, pelo convívio com pessoas de carne e osso. Conceitos são frios, então precisamos de muita sabedoria para não ficar apegado demais a eles. Buscar influência em boas tradições é maravilhoso, mas deixarmo-nos escravizar por ela torna nossa vida espiritual em pura hipocrisia.

Em Cristo
Silvio Barbosa

P.S.: Não deixe de comentar no blog, curtir e comentar no face. Sua participação tem muito valor pra mim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário