domingo, 2 de dezembro de 2012

O temor do Senhor

Pv 9:10 "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência."



Hoje  visualizei pelo facebook  a seguinte frase atribuída a uma cantora evangélica conhecida: "o religioso busca a Deus porque tem medo do inferno, mas um filho de Deus busca o pai porque não suporta a ideia de ficar longe dele (possivelmente Nivea Soares). Entendo o seu objetivo de enfatizar a busca por um relacionamento íntimo com Deus, no entanto, essa frase não capta o espírito do religioso e pode nos fazer esquecer de algumas verdades.




No evangelho de mateus, Jesus nos aconselha a não temer aqueles que matam o corpo, mas sim aquele que tem o poder de matar também a alma. Jesus está claramente falando de Deus e palavra em grego phobeu não significa respeito reverente, mas medo sim, palavra da qual deriva fobia, associada a pânico em português. O autor de Hebreus afirma que "terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo". A descrição da batalha e destino final dos ímpios no Apocalise é perturbadora. Como conciliar o relacionamento de filho amado e este pavor que uma divindade tão grandiosa é capaz de produzir?


Na verdade precisamos entender que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Não é a sabedoria completa, nem um fim em si mesmo. Temer a Deus está no começo de nossa jornada. Não existe arrependimento antes de entendermos o quanto somos pecadores e merecedores da ira de Deus. Como um filho desobediente que é digno do castigo, somos dignos da morte eterna, separação total e definitiva de Deus. Compreender nossa culpabilidade diante de Deus deve causar pavor, direcionando nossas vidas ao arrependimento. Diz a Bíblia: "levemos em conta a bondade e a severidade de Deus". Somente vamos até Deus quando entendemos o quão necessitados dele somos e que o inferno é nosso destino se não mudarmos nossa mente. O medo é positivo quando nos afasta do perigo.

O religioso na verdade não teme a Deus, nem tem medo do inferno. Seus ritos religiosos são sua garantia de aceitação no reino vindouro. Sua arrogância o impede de ver que Deus não diz amém para cada frase sua. Em geral ele observa um conjunto de regras, que apenas seus pares são capazes de cumprir e julgam e condenam os outros que não seguem suas regras humanas. O religioso teme a sociedade, teme a opinião pública, teme perder o status de superior aos outros. Temesse aquele que pode matar a alma, jogaria-se em terra clamando por perdão sem demora.

O medo é o caminho para o arrependimento e portanto o caminho para Jesus. No entanto, não devemos parar no temor a Deus, assim como não podemos parar no princípio da sabedoria quando podemos ter a sabedoria toda. Da mesma forma que é terrível cair nas mãos do Deus vivo é maravilhoso ser chamado de filho e sermos participantes da herança. Salvos pela graça temos confiança que nossos acusadores se calam, pois Deus nos justifica. Saber o quanto somos merecedores do inferno nos ajuda a compreender e valorizar o grande sacrifício que Jesus fez por nós. O amor lança fora todo medo, quem teme ainda não está maduro em sua fé, mas imaturo ou não, a grande notícia é que mesmo ainda com medo teremos parte da maravilhosa herança dos filhos de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário