domingo, 23 de dezembro de 2012

O maior ato de Interferência da História

Jo 1:14 "E o Verbo se fez carnee habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade." 

Está chegando o dia 25 de dezembro e não poderíamos deixar de falar sobre o nascimento do homem que mudou a história da humanidade. É possível que Jesus tenha nascido em outubro, na época da festa judaica dos tabernáculos, ou barracas. O verbo traduzido como habitou  no texto acima poderia ser traduzido como tabernaculou ou fez sua tenda entre nós. O simbolismo é interessante, mas nós do ocidente comemoramos o natal no dia 25 de dezembro com grandes festas e reuniões familiares.

Podemos pensar que esta festa se tornou demasiadamente comercial, no entanto é uma época bastante propícia para falar do homem que mudou a história. É natural que as pessoas parem para pensar no ano, no que fizeram, como nas retrospectivas da TV  Muitas se abrem para coisas novas, outras se sentem motivadas para visitar uma igreja, tiram tempo para ler uma mensagem bonita. Logicamente o natal movimenta o comércio, mas também faz com que as pessoas parem e olhem para suas vidas, abrindo muitas vezes seu coração para algo diferente de tudo o que viveram.

A história do nascimento de Jesus é uma sequência de milagres  ou seja, uma sequência grande de interferências diretas de Deus no mundo. Uma virgem concebendo um filho é surpreendente para todos no planeta. Não havia inseminação artificial na época, mas Jesus nasceu sem que sua mãe tivesse tido qualquer relacionamento sexual. Deus manifestou seu grande amor, fazendo com que o Deus Filho se tornasse homem, envolto em um corpo de carne como o meu e o seu. Este ato sem precedentes na história é o que nos dá esperança e nos faz ter a certeza de que Deus nos ama e quer ter um relacionamento conosco. O maior ato de interferência da história é Deus salvando aqueles que estavam perdidos.

Você pode ter uma história de vida completamente diferente da minha, mas algo nós temos em comum: ambos temos falhas, cometemos erros, sejam por vontade ou involuntários. É isto que a Bíblia chama de pecado. Isso nos torna imperfeitos, indignos da perfeição divina. Muitas vezes nos enganamos, achando que estamos seguros porque somos melhores que muitos que estão por aí, no entanto a perfeição não admite falhas, por isso a imagem de um Deus perfeito é tão amedrontadora. Como então podemos nos relacionar com a perfeição?

Jesus assumiu a imperfeita natureza humana a fim de se tornar o único homem perfeito. Seu corpo tinha sede, fome, sentia sono, sofreu todas as tentações que possam ser imaginadas, mas não cedeu como diz a Bíblia. Enfrentou seus medos, sacrificou-se grandemente na cruz. No entanto, a cruz não existiria se ele não tivesse nascido. Deus poderia permanecer soberanamente assentado em seu trono no céu, mas escolheu andar entre os humanos porque os amava. O maior ato de interferência é o maior ato de amor que já existiu. Deus nos amou de tal maneira, que deu seu único filho para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna. Quem ama interfere, não se omite, busca de todas as formas o bem do ser amado.

Jesus é a maior prova do amor de Deus. Se você já o conhece e sua vida é dele agradeça por mais um ano em sua presença, mas se você não conhece ou ainda não entregou sua vida a ele, aproveite este natal para deixar que Jesus nasça no seu coração. Ele quer te dar a eternidade ao lado dele, basta você querer. Feliz Natal, boas festas e que deus os abençoe ricamente em tudo o que vocês fizerem.

Em Cristo

Silvio Barbosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário